sexta-feira, 31 de julho de 2009

Justificativa

A Universidade Rural do Rio de Janeiro possui um histórico de formar profissionais que se debruçam sobre o universo rural brasileiro. Os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Agrimensura, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Geologia e recentemente Geografia demonstram o interesse da universidade pelo ambiente rural do nosso país e da América Latina. Esta postura é de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do campo, tendo em vista que estes profissionais trabalham de maneira crítica e humana neste ambiente.
Nos últimos anos novos cursos de diferentes áreas surgiram na UFRRJ, incluindo o curso de História, que vem se consolidando por diferentes conquistas. O seu corpo docente encontra-se num momento de ampliação, tem publicado numerosos artigos e desenvolvendo núcleos de pesquisa, como por exemplo, o NUEP. O corpo discente vem recebendo um número maior de bolsas de iniciação científica, criando novos grupos de pesquisa e produzindo monografias com excelência e reconhecimento acadêmico, além de integrar grupos de atividades de grande importância na produção historiográfica institucional, regional e nacional: o Centro de Memória da UFRRJ, reorganizando e dando novos ares para a história da instituição, o grupo PET História (Programa de Educação Tutorial) trabalhando com fontes historiográficas da baixada fluminense e o PROME, grupo de estagiários da universidade que trabalham resgatando, junto ao CPDOC-FGV, a história da mais antiga instituição pública do Brasil, a Casa da Moeda. Além disso, ampliou-se com a abertura do campus de Nova Iguaçu, conquistou recentemente o programa de pós-graduação/mestrado e a inseriu o curso de bacharelado. Anunciando assim novos rumos para o curso de História da Rural.
O curso de História se distingue dos quadros teóricos tradicionais desta universidade. A produção de monografias, artigos, pesquisas e trabalhos acadêmicos voltados para o meio rural são restritos. Um grande número de pesquisas é feito no prisma da História Política, Econômica e Cultural, porém poucas que releguem nítida importância ao espaço rural brasileiro. Seguindo assim surge o debate sobre o perfil do curso e então a nossa proposta de tema para debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário